segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A situação do povo catalão

Ontem foram as eleições do Parlamento catalão e saiu como ganhador o independendista Artur Mas, liberal que defende o corte definitivo com Madrid.

O que aconteceu foi que embora ele tenha de facto ganhado o governo por quatro anos mas, o adelanto eleitoral que fiz não mereceu o esforço que gerou. Além disso o segundo partido nacional cá na Espanha, o Partido dos Socialista, acabou sendo a terceira força duma lista na qual exceito o principal partido tudos os demais subiram em votos. 

A realidade política lá é bem ruim pra os que lutam a favor da permanência no pais. Curiosamente, assim como os partidos da separação acrecentaram seu poder, os poucos -o partido do presidente Rajoy tâ lá- que são opostos a isso tambén pegaram sucesso nessa noite de surpresas. O PP -Partido Popular- y o C's -Ciutadans- aumentaram -poco- seu número de votos.

O que vai ser agora nessa região rica da Espanha? Tem maioria favorável à independência, o qual não signfica que seja útil para fazer-la. Por quê? Esses partidos maioritarios são de esquerda e dereita; ou seja, embora eles fizerem um acordo pra puder pela União Europeia se separar definitivamente, as divergências econômicas são tão grandes que acho imposível ter ao mesmo tempo uma estabilidade de jeito patriótico e orçamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário