segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um, dois, mil, quatro milhões, cinco milhões...

O desemprego é o punto fraco indiscutível da Espanha. O índice do país ibérico tâ indo além do vinte e cinco por cento, enquanto o juvenil chega ao cinquenta. A situação é insostenível, mas como a gente não é como nos EUA -temos uma saúde e educação pública de qualidade mais o menos ótima, o povo dos Reis Católicos por enquanto não quer pegar a Bastilha.

Até quando? O incremento de impostos, a redução salarial de funcionários e a longa lista de medidas resoltas pelo Governo não parecem estar dando certo. O sim? O parlamento espanhol recém pasou os orçamentos do próximo 2013, e de novo a famosa austeridade parece estar sindo convocada pelos alemãos desde Bruselas -a ciudade que contém o verdadeiro poder estadual.

O mais increaditável neste momento é a situação ruinosa dos jovens, quasi punidos pela sua corta edade -não podem trabalhar, nem estudar com uns preços da universidade que quebran o coração da clase humilde. O ministro de educação diz chorar, mas o que o pessoal acredita é que não estão tendo a famosa caridade cristã. De seguir nesse caminho, bem cedinho o país vai ser um esperpento de ricos ainda mais  ricos e pobres mais paupérrimos.

Cadê Portugal? E o vizinho? Ele também vei tudo tão ruim? Nosso vezinho luso está ainda pior. Não tou com vontade de falar, não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário